quinta-feira, 26 de maio de 2011

De um fruto pequeno a uma árvore imponente

Um pequeno fruto se desprende da árvore e cai no solo. Enterrado por um esquilo e daí esquecido, sua semente brota. Com o tempo, ela se transforma num majestoso carvalho, a árvore nativa mais imponente da Grã-Bretanha.


Muitas vezes mencionado em histórias e lendas, o carvalho pode viver mais de mil anos. Alguns atingem 40 metros de altura. Os carvalhos antigos se destacam por seu tronco gigantesco e copa imensa. Na Grã-Bretanha existem duas espécies nativas de carvalho, mas no mundo todo existem cerca de 450 variedades. O aspecto mais marcante de todas elas é seu pequeno fruto, chamado bolota.


A variedade de vida animal no carvalho é maior do que em qualquer outra árvore na Grã-Bretanha. Isso inclui uma grande quantidade de insetos. No verão, as lagartas amam se banquetear de suas folhas macias. Mas a árvore sabe se defender. Ao se desenvolverem, as folhas produzem tanino, que tem um sabor desagradável.
A árvore inteira serve de abrigo. Os muitos insetos atraem uma multidão de aves e aranhas. Besouros perfuram o tronco sob a casca grossa e fendida. Corujas e colônias de morcegos moram dentro de troncos ocos. Animais como camundongos, ratos silvestres, coelhos, texugos e raposas se abrigam entre suas raízes.
O carvalho tem seus próprios agentes decompositores. Todo ano, 250 mil folhas caem de uma árvore adulta. Fungos e bactérias decompõem as folhas caídas e reciclam os nutrientes de volta ao solo. Em alguns anos, a árvore produz 50 mil bolotas. A maioria é comida por aves e outros animais. Ácaros e besouros removem a madeira morta, e fungos se alimentam da casca.
A madeira do carvalho é excepcionalmente forte e durável. Há muito tempo, ela é a preferida na construção de casas e na fabricação de móveis de alta qualidade. É ideal para fazer barris usados para envelhecer cerveja e vinho. Navios resistentes de carvalho contribuíram para a supremacia da Marinha britânica sobre os mares por muitos anos.
A madeira do carvalho ainda é valorizada. E a árvore, que está sempre presente nas paisagens britânicas, é corretamente admirada por sua força, estabilidade e longevidade. De um fruto pequeno surge o imponente carvalho - mais uma maravilha da criação!

Fonte: g2010/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário